em Artigos

Criamos esse passo-a-passo com o intuito de ajudar empreendedores a chegar ao sucesso por meio de uma estratégia bem definida para percorrer o caminho da criação da start-up.

1 – Uma boa ideia!

Toda empresa no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, seja ela start-up ou não, tem início com uma boa ideia e é essa boa ideia que constitui o primeiro e mais básico alicerce para o sucesso de qualquer negócio. Com as start-ups isso não poderia ser diferente.

O problema é saber se sua ideia é boa ou não, normalmente essa certeza só vem com o tempo.

Identificar um problema que acomete a população e inovar na criação de uma solução apta a resolver esse problema é o elemento inicial de toda boa ideia. Essa não é uma tarefa difícil e, sozinha, a boa ideia não é suficiente para levar sua empresa ao sucesso que você busca, mas ela já é o primeiro passo.

2 – O M.O.U.

Como dito, a certeza que sua ideia é boa só virá com o tempo, desse modo é imprescindível que você não se adiante e tome decisões precipitadas, manter a calma e seguir o passo-a-passo é fator essencial.

Diante da boa ideia e pronto para constituir sua start-up, seja sozinho ou com parceiros, indicamos aqui que NÃO O FAÇA!

É isso mesmo, ainda não é o momento de formalizar sua empresa, a formalização empresarial junto aos órgãos públicos importa em diversas obrigações e deveres que, nesse momento, podem ser obstáculos à efetivação de novas empresas e start-ups.

O direito possibilita varias formas de proteção, nesse ponto indicamos que seja feito o Memorando de Entendimento (Memorandum of Understandingou), esse documento, muito comum no direito internacional (por isso o nome em inglês), é um acordo firmado por duas ou mais partes para alinhar os direitos e deveres de uma parceria, ele é o primeiro passo para a futura formalização de um documento social mais elaborado como um contrato social.

Quer saber mais sobre como fazer o M.O.U. acesse nosso artigo específico sobre o tema.

Feito o seu M.O.U é hora de validar seu negócio.

3 – Validando a ideia

A validação do negócio é um ponto muito importante e evita prejuízos maiores.

Validar é tornar valido, dar validade, isso – no meio empresarial – pode ser definido, a grosso modo, como testar. É isso mesmo, testar! O momento de validação é a hora do teste de seu negócio com seus possíveis clientes, é o momento da identificação de falhas e problemas e de desenvolvimento e crescimento de sua start-up com possíveis melhorias.

4 – Definindo e delimitando

Validado o negócio é hora de formaliza-lo. A formalização é o momento das definições, é aqui que vai ser definido o tipo empresarial, o porte da empresae o regime de tributação.

Essas escolhas, são de extrema importância vez que cada um desses itens tem diversas opções de enquadramento e, com elas, diversos deveres, obrigações e benefícios.

Fazer boas escolhas, nesse ponto, pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de toda empresa. Saiba como fazer as escolhas que melhor lhe atendem.

Definida a “equação empresarial”, feito o contrato social que firma tais definições e registrado, esse contrato, nos órgãos públicos é hora de buscar investimentos ou escalonar seu negócio sozinho.

5 – Hora de ganhar dinheiro!

Definida a sua “equação empresarial” (Empresa = Tipo + Porte + Regime) e devidamente registrada nos órgãos públicos é o momento de colocar o negócio para “girar”.

Isso pode ser feito de duas formas, com investimento de terceiros ou com investimento próprio.

Os investimentos de terceiros se dão por meio de pitchse pela busca de investidores anjos, se você optar por abrir seu negócio para esse tipo de investimento é muito recomendável que não busque apenas o recurso financeiro, mas também o intelectual, optando sempre pelo smartmonery.

Caso seja feita opção pelo escalonamento mediante investimento próprio, muito cuidado deverá ser tomado, para evitar a perda de todo o capital.

6 – O Sucesso!

Pronto! É hora de se concentrar no seu negócio, a start-upjá está devidamente constituída o momento, agora, é de escalonar, mantê-la girando e colher os frutos.

 

Quer saber mais sobre esse e outros temas? Acesse nosso conteúdo exclusivo.

Acessar conteúdo

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar